PROJETOS


“As pessoas não se precisam, elas se completam...
Não por serem metades, mas por serem inteiras,
dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.”
(Mário Quintana)


PROJETO INSTITUCIONAL



Imagem de Okayama Shinya

“BRINCAR É COISA SÉRIA”

Brinque, cante e encante a infância vivida ontem, hoje e amanhã...
Desperte a criança que existe em você!


JUSTIFICATICA

Sabe-se que a brincadeira é de suma importância na Educação Infantil, contribui para o desenvolvimento emocional, cognitivo, afetivo e social, pois ela não é só fonte de prazer, mas também de conhecimento.
Sendo assim, este projeto tem como meta oferecer às crianças um ambiente estimulante, organizado e alegre, no qual a aprendizagem aconteça de forma lúdica e prazerosa proporcionando aos educadores formação que prime a participação efetiva do adulto no brincar infantil, a organização e execução do projeto “brincar”, visa suprir e atender necessidades no ambiente escolar e oferecer subsídios para que educadores, pais e comunidade se sensibilizem e conscientizem da  importância para a criança,  resgatando brinquedos e brincadeiras infantis para a vivência dessa experiência por nossos alunos.

META:


  1. Resgatar brinquedos e brincadeiras tradicionais e folclóricas;
  2. Apurar o olhar pedagógico para aprimorar atividades lúdicas no desenvolvimento dos conteúdos propostos na educação infantil e inserir o educador no brincar da criança.
  3. Organizar um portfólio com registros das experiências vivenciadas.

COMPETÊNCIAS VISADAS


Diretor e Coordenador Pedagógico


  • Organização do espaço físico;
  • Aquisição e confecção de brinquedos;
  • Sensibilização da equipe sobre a importância do brincar na educação infantil e o papel do educador;
  • Adequação das brincadeiras com o espaço físico e faixa etária;
  • Buscar junto aos pais e comunidade, parcerias para realização do projeto;
  • Subsidiar os educadores, investindo na Formação dos mesmos nos encontros do H.T.P.C.

Educadores


  • Planejar as brincadeiras e executar as mesmas;
  • Apresentar brinquedos novos para as crianças e construir com elas os combinados;
  • Adequar a utilização dos brinquedos à faixa etária;
  • Conhecer a importância do brincar na educação infantil;
  • Observar e avaliar a sua prática.
  • Adequação das brincadeiras com o espaço físico e faixa etária

Operacionais


  • Compreender o conceito do brincar;
  • Oferecer suportes, contribuindo com o desenvolvimento do brincar;
  • Sugestões de brincadeiras;
  • Comprometimento com a organização dos espaços e pela manutenção dos brinquedos;

Crianças


  • Brincar de forma autônoma;
  • Resgatar brincadeiras antigas e vivenciá-las no cotidiano escolar;
  • Ampliar repertório de brincadeiras;
  • Interagir com outras crianças em situações diversas;
  • Superar desafios apresentados nos novos brinquedos e brincadeiras.

Conteúdos


  • Conceito do brincar;
  • Como garantir o cuidado no brincar no parque;
  • Planejar as brincadeiras de parque;
  • Interação do adulto com a criança.

Indicadores de Resultado


  • Indicadores Quantitativos: Nº de salas que realizam o trabalho com cantos.
  • Indicadores Qualitativos: Organização dos cantos – qual (is) avanço(s).

Etapas prováveis


  • Apresentação da proposta e planejamento coletivo;
  • Reunião de pais para apresentação do projeto;
  • Reflexão sobre: como o brincar acontece em nossa U.E. e o que é preciso para brincar?
  • Análise do vídeo: “Como e do que as crianças brincam?”;
  • Planejamento das brincadeiras;
  • Construção aquisição de novos materiais;
  • Registros das etapas do Projeto, com fotos, vídeos, relatos de educadores, pais...

BIBLIOGRAFIA


Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. Vol. 3

São Paulo é uma escola – Manual de Brincadeiras/ Secretaria Municipal de Educação. –São Paulo: SME / DOT, 2006.

Brincar na pré-escola / Gisela Wajskop, 6.ed. – São Paulo : Cortez, 2005. – (Coleção Questões da Nossa Época; v.48).

Jogo, Brinquedo, brincadeira e a educação / Tizuko M. Kishimoto (Org.); - 8. ed. – São Paulo : Cortez, 2005.

Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget / Constance Kamii e Retha DeVries; tradução Marina Célia Dias Carrasqueira; prefácio Jean Piaget. –São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.

                                                                                                           SANDRA ALCÂNTARA
COORDENADORA PEDAGÓGICA


Procura-se criança desaparecida...

Criança que foi vista, pela última vez,
dentro de nós mesmos, há muitos anos.
Ela pulava, ria e ficava feliz com.brinquedos velhos.
Pulava amarelinha, jogava pião, brincava na chuva,
corria nas calçadas, subia nas árvores.
Vibrava quando ganhava brinquedos novos.
Dava vida a latinhas, tampinhas,
soldadinhos de chumbo, bonecas.
Brincava de médico, era enfermeira ou paciente.
Jogava botão. Colecionava pedrinhas,
figurinhas, devorava ovos de páscoa.
Ah, escrevia cartinhas pra Papai Noel.
Soltava balões e brincava de "passa anel".
Batia palmas no circo, adorava zoológico,
brincava de roda, ficava feliz quando
se empanturrava de sorvete.
Ela se emocionava ao ouvir estórias.
Onde ela está? Para onde foi?
Encontre-a com rapidez...
pois precisamos tê-la
sempre conosco.

Fonte:https://www.facebook.com/pages/Paz-Luz-Serenidade-Paciência-Tolerância
















A Palavra Mágica 
Carlos Drumond de Andrad


Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?

É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.
Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,  procure sempre.
Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.


Fábrica de Asas 

"Adubar a terra
com número e letras
asas e poemas.
Para colher lírios,cravos e alfazemas.
Agricultor,
o bom mestre sabe,
que espinhos e pétalas
fazem parte da primavera.
Porque ensinar
é regar a semente sem afogar a flor ."
                                                      Sérgio Vaz



SEQUÊNCIA DIDÁTICA

INICIO DO PROJETO: Março de 2012
PÚBLICO ALVO: Mini Maternal, Maternal e Jardim I e II.
DURAÇÃO: Durante todo o ano letivo
ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagem Oral e Escrita

TEMAS ABORDADOS:
Histórias com lobo, rei – rainhas – príncipes e princesas, fadas, bruxas, animais e contos de várias versões da Chapeuzinho Vermelho.

OBJETIVOS GERAIS:
Oferecer situações ao educando que possibilitem o desenvolvimento de oralidade e da escrita, através da leitura de histórias e canções despertando assim sua fantasia.
Relacionar aspectos de sua vida com a história.

JUSTIFICATIVA:
 O tema foi escolhido por permitir a elaboração de atividades que contemplam o diálogo e aguçam a curiosidade em relação a escrita e a leitura e também por incentivar atividades positivas.

CONTEÚDO:
Práticas de leitura em voz alta de histórias, fábulas, poesias, músicas, lendas, parlendas;
Práticas de escrita individual e coletiva de portadores de texto diversificados de significado relevante ao grupo.

PROCEDIMENTOS:
Problematização: Levantamento de conhecimentos prévios;
Apresentação da história e seus personagens;
Leitura da história: com o portador, com CD;
Desenho da história;
Roda de leitura com diversos portadores de texto;
Roda de apreciação de ilustrações e personagens;
Situações de leitura simultânea;
Roteiro de leitura;
Jogos diversificados de memória, bingo de palavras e nomes;
Registro coletivo de histórias mais significativas.

RECURSOS MATERIAIS:
Papeis diversos, livros, CDs, Dvds, figuras, receitas, ingredientes culinários, sucatas, tintas, pincel, tesoura, cola, lápis de cor, canetinha, giz de cera, vídeo, aparelho de DVD, televisor, aparelho de som, fantoches, tnt, pistola de cola quente, refil de cola quente.

AVALIAÇÃO:
A avaliação do professor se dará a partir dos resultados obtidos em sala de aula, tais como seguindo abaixo sugestões de alguns critérios para a avaliação:
- Participação e envolvimento educadores e educandos nas atividades;
- Interação entre todos do grupo;
- Apresentação pontual dos materiais solicitados (pesquisa e textos produzidos);
- Observação sobre o comportamento do aluno em relação à leitura, deixando explícitos quais são os títulos preferidos;
- Verificar se a turma tem comportamento leitor no manuseio das obras e na postura para escutá-los.

PRODUTO FINAL:
Contação de histórias quinzenais, no qual as turmas do período se reúnem para ouvi-las;
Sessão simultânea de leitura a cada fechamento do mês (última sexta-feira);
Para mostra cultural, confecção de livrão coletivo que fará parte do acervo da escola com registro de histórias recontadas e ilustradas pelos alunos.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1982.
GERALDI, João Wanderley. A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor. Série Idéias n.5. São Paulo: FDE, 1988.
KOCH, Ingedore Villaça & ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2ª ed. - São Paulo: Contexto, 2006.
PEROTTI, Edmir. Confinamento Cultural, Infância e Leitura. 2ª ed. – São Paulo: Summus, 1998.
REVISTA NOVA ESCOLA. Edição especial: Tudo sobre leitura. Ed. Abril: 2010.
SOARES, Magda. Letramento: Um Tema em Três Gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
ZILBERMAN, Regina. LAJOLO, Marisa. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.













PROJETO EDUCACIONAL


“Visto-me de coragem e calço as sandálias aladas dos meus desejos.  
Vou para o mundo enfrentar desafios e espalhar sorrisos.
 (Lígia Guerra)

PIFE - PROGRAMA INTERAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA

E a família vai bem?


"Ao despontar do dia, a melhor oração consiste em pedirmos a aventura 
de não perder nenhum dos seus instantes." (John Ruskin)

A CASA COMO ESPAÇO DE ENCONTRO

As Professoras Visitadoras...


“O mundo é como um exemplo que devolve a cada pessoa o reflexo 
 de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a
 vida é que faz toda diferença.”
(Luiz Fernando Veríssimo)

FAMÍLIA “AÇÕES e INTERAÇÕES” PEDAGÓGICAS
 as Parcerias... Escola e Comunidade...

Construindo brinquedos da infância dos meus pais...

Mãe Leitora

“A curiosidade convoca a imaginação, a intuição, as emoções, a capacidade de conjeturar, de comparar, de buscar conhecer o que precisamos para constatar que a nossa prática em sala de aula vale a pena...”  


LAÇOS DE “FAMÍLIA e ESCOLA”

os Eventos... Promovidos em prol da Comunidade...
Festa do Sorvete... 
Apresentação de Dança dos alunos do Maternal e JdI das professoras Lucélia e Celeste 
com a música Xô Preguiça do grupo Palavra Cantada

Apresenção de Danças das Turmas do JdI e JdII professoras Luciana e Silvia Vidigal 
com a música do Grupo Palavra Cantada - Sopa do Nenem.
 
Festa da Família... 
sorteio de Grandes Prêmios e 
Oficina de confecção de brinquedos com os pais.

Chico Bento em "Talentos pra quê?




 

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