Prefeitura do Município de Taboão da Serra
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Formação Continuada
Os saberes necessários ao coordenador pedagógico:
articulação, formação e transformação.
Módulo II
Perfil do Coordenador Pedagógico
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
EMI Santo Antônio &
Floquinho
IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO
NOME:
PCPcilina*S.A
NOME GENÉRICO:
Orientoxilina Pedagogicadina
FORMA FARMACEUTICA E APRESENTAÇÃO
PCPcilina*S.A 200mg em
embalagem contendo 20 comprimidos.
USO ADULTO E PEDIÁTRICO
USO ORAL
COMPOSIÇÃO
EXCIPIENTE*PCPcilina.......1 comprimido
CADA COMPRIMIDO CONTÉM......................Orientoxilina(100mg)
*USO CONTÍNUO EM: HTPC, Reunião Pedagógica, Planejamento, 1/3 Hora
Atividade, HTPC Técnico, Conselho Pedagógico, Reunião de Pais e Mestres,
Atendimentos Individualizados (professores, pais e alunos), Orientação Técnica,
Formação em Serviço... como forma de resolver situações problemas, esclarecer
dúvidas, e sugerir de encaminhamentos á
todos os envolvidos. Em síntese “...
saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para
a própria produção ou a sua construção...”
INFORMAÇÃO AO PACIENTE
*PCPcilina
pertence a um grupo de medicamentos denominados anti-inflamatório usados para
tratar dúvidas e inflamações na relação do professor com o processo de ensino
aprendizagem de seus alunos, pois segundo Paulo
Freire “...não há docência sem discência...”
Alivia
os sintomas causados pelo ensino tradicional, falta de experiência e aversão a
rotina diária na Unidade Escolar.
Possui
rápido efeito após sua ingestão “ação-reflexão-ação” o que torna
particularmente adequado se o paciente estiver disposto a potencializar sua
prática diária, neste caso o laboratório adverte que o tratamento é contínuo no
sentido de amenizar os estados dolorosos na relação com as modalidades
organizativas e para pacientes com dificuldade de engolir o erro do educando
como forma construtiva nas áreas de conhecimento.
O
prazo de validade está impresso nas embalagens.
Não
utilize o produto após o vencimento, pois o risco é de não produzir os efeitos
desejados.
Siga
a orientação do seu Coordenador Pedagógico, respeitando sempre os horários, doses
e duração do tratamento.
Caso
os sintomas não melhorarem em 5 cinco dias ou até a próxima orientação em HTPC,
procure consultar sua vocação, pois “ensinar
exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural”...
Você
poderá estar sempre em contato com seu Coordenador pedagógico para que ele
acompanhe sua evolução de tratamento e decida junto com você quando e como este
será interrompido. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento dele.
ESTE MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO AO
ALCANCE DAS CRIANÇAS
Recomenda-se
tomar PCPcilina*S.A após a entrada na escola. Não é aconselhável entrar no
ambiente de trabalho com problemas particulares, procure resolve-los, para que
isso não atrapalhe seu desempenho profissional. Uso de celulares é restrito.
E evite
deixar seus alunos sozinhos no interior da U. E. é direito do aluno estar
sempre acompanhado de um adulto e dever do professor mediar intervenções
pontuais, pois “...ensinar exige o
reconhecimento de ser condicionado”....
INDICAÇÕES
PCPcilina*S.A
é indicado no tratamento das seguintes condições agudas:
Ameniza
a dor em situações de conflito entre
professor/aluno, aluno/aluno, professor/ pais e auxilia na síndrome do educador
sistemático e ou descomprometido com sua profissão.
Reduz
o uso indiscriminado das atividades de registro como forma de exame da aprendizagem do aluno.
Ativa
a memória retomando atividades e
conteúdos significativos e qualitativos ao processo ensino aprendizagem do
orientando compartilhando saberes
didáticos, porque “ensinar exige
consciência do inacabamento”.
O
tratamento em longo prazo auxilia na
orientação e acompanhamento supervisionado do Coordenador Pedagógico
propiciando estabelecer o elo entre os gestores, corpo docente, alunos, pais e
comunidade.
POSOLOGIA
Pequenas
doses diárias auxiliam na utilização do quadro de habilidades e expectativas
que deverão ser desenvolvidas por todos os professores com seus alunos, sejam
eles PEB I e ou Professores Especialistas.
NÃO EXCEDA A DOSE DE QUESTIONAMENTOS
FEITA A SEUS EDUCADORES, POIS TUDO QUE EXCEDE PERDE A SUA FUNCIONALIDADE, “ensinar... exige bom senso”...
A DOSE RECOMENDADA EM CADA CASO DEPENDERÁ
DE UM PRÉVIO CONHECIMENTO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO SOBRE AS CONCEPÇÕES DO
PROFESSOR DE SUA UNIDADE ESCOLAR.
CONTRA INDICAÇÕES
O produto é contra indicado em
pacientes:
Alérgicos a novos conhecimentos
Alérgicos a novos conhecimentos
Intolerante a propostas
pedagógicas inovadoras
Hipertensão a situações de
questionamento, pois já dizia Freire
“ensinar exige reflexão crítica sobre a
prática”...
Aversão ao conhecimento do
alunado.
DIZERES LEGAIS
LOTE: 2º encontro de Formação dos Coordenadores Pedagógicos, MOD II.
FABRICADO POR: EMI Santo Antônio-Floquinho.
FARMACÊUTICA RESPONÁVEL:
Sandra Aparecida Alcântara da Silva.
1º Semestre-2012.
Perfil do Grupo
Adivinhe quem sou eu...
Seu
trabalho é coletivo e individual, seus parceiros são alguém que joga lado a
lado e com os mesmos objetivos, ainda que não se comporte como ele. É na
diferença e na complementaridade que se realiza a verdadeira parceria.
Peça
fundamental do relacionamento inter-pessoal da equipe, é o educador responsável
pela formação continuada dos professores dentro do ambiente escolar...
"Orienta o professor a pensar como organizar, propor e encaminhar o
conteúdo que ele sabe junto aos alunos. (...) O que sustenta isso é a concepção
de ensino e aprendizagem que a escola tem"... Retomar conceitos e
concepções é seu carro chefe, usa e abusa das intervenções diretas e indiretas
que auxiliam na aprendizagem dos alunos e na didática do professor... elo entre o pedagógico e o administrativo, quem
sou eu?
*
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É
um profissional que hora esta a disposição da escola, hora está ministrando
aulas "substituindo professor", quando está em sala coloca cria situações para o desenvolvimento global do aluno
essa aprendizagem pode ser feita por meio da situação problema, este ano em nossa Unidade fomos
presenteados com sua presença em nossa equipe, adivinhe de quem estou falando?
*
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É
uma classe que por ter competência de professor ainda luta por seus direitos,
questionam plano de carreira, aumento salarial e mudança da nomenclatura do cargo. Apesar de
terem cargo efetivo na rede as veteranas ainda não se identificam no real
exercício da função, a assistência e o
cuidar da criança pequena é o ponto de referência, a sala de aula é sua zona de
conforto, já identificaram elas?
Seu
trabalho é efetivamente coletivo quando as pessoas se empenham em colaborar com
ele... seu público alvo seria: Professores, alunos, funcionários, pais e
comunidade todos são seus parceiros. Muitas vezes é preciso afinar a parceria
entre a própria equipe. Fortalece o elo entre a escola e a comunidade, faz parte
da gestão administrativa, é carismática, direciona e norteia os funcionários da
Unidade Escolar, seu principal papel é assegurar o desenvolvimento da escola,
através da geração sustentada de lucros. Para atingir este objetivo primordial
tem de exercer a autoridade que lhe foi conferida, dirigindo, coordenando e
controlando os membros da sua equipe. Quem é ele ?
*
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Novidade
em nosso quadro escolar, ingressaram a pouco tempo, seus objetivos são explorar
possibilidades de aprendizagem nas áreas de artes, movimento e língua inglesa.
De qual profissional especializado estamos falando?
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É um profissional com muitas qualidades... paciente, criativo, autodidata, crítico, compromissado, e muito inteligente pois tudo que sabe ensina e sempre aprende, sua postura é referencia na escola, na rua e no lar, tem fama de ser a pessoa mais linda do mundo... muitos se apaixonam por ele, só tem um defeito gosta de ser o centro das atenções e quando isso não acontece usa sua didática para chamar a atenção dos seus para si... acho que já sabem de quem eu estou falando, mesmo porque deixei-os para o final!!!!!
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