SUGESTÃO de PAUTA
"O Senhor... mire e veja, o mais importante é isto, que as
pessoas não estão sempre iguais: não foram terminadas...
pessoas não estão sempre iguais: não foram terminadas...
mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam verdade maior.
É o que a vida me ensina. Isso me alegra de montão".
(Guimarães Rosa)
Pauta de HTPC 16/05/2012.
“(...) A melhor qualidade se revela na escolha do
melhor conteúdo, para poder
reverter conceitos, comportamentos e atitudes. A melhor
qualidade
se revela na definiçãodos caminhos para se fazer a
medição
entre o aluno e o conhecimento. (...)”
(Terezinha Azevedo Rios)
GÊNEROS TEXTUAIS
OBJETIVOS:
- Refletir sobre a função social do trabalho com gêneros textuais;
- Repertoriar o educador para a realização das intervenções no trabalho com gêneros
textuais;
- Retomar os instrumentos de registro do processo de ensino e de aprendizagem.
CONTEÚDO:
- Quadro de Habilidades e Expectativas;
- Quadro de Gêneros Textuais
LEITURA
DO COORDENADOR:
- Reverência ao destino – Carlos Drummond de Andrade
DESENVOLVIMENTO:
Rede de
idéias
- Retomada da tarefa de HTPC anterior:
- Socializar texto reflexivo sobre como foi a atividade de registro coletivo.
Sistematização
de Gêneros (oficina)
- Planejamento da Seqüência;
- Aplicabilidade – Exibição e discussão do Programa de vídeo “Leitura para bebês”.
INFORMES E ENCAMINHAMENTOS:
- Abertura de Inscrições “novos cursos”. Local: site - www.educataboao.com.br
- 19 de Maio (á tarde) – CINEMA NA ESCOLA.
TAREFA:
- Aplicar seqüência didática planejada na oficina. Registrar procedimentos em parceria com a Coordenadora Pedagógica.
Sandra
Alcântara
Coordenadora
Pedagógica
QUADRO DE GÊNEROS
1º Semestre
SEGMENTO
|
PROPOSTA
|
1º
BIMESTRE
|
2º
BIMESTRE
|
Leitura do Professor
|
Cantigas
Músicas
|
Contos de Fadas
Poesias
|
|
MINI
MATERNAL
|
Leitura do Aluno
|
---
|
---
|
Profº Escriba
|
---
|
---
|
|
Práticas de Escrita
do Aluno
|
---
|
---
|
|
Leitura do Professor
|
Cantigas
Músicas
Receitas
Listas
|
Parlendas
Bilhetes
Lendas Africanas e Indígenas
|
|
MATERNAL
|
Leitura do Aluno
|
Lista
|
Lista
Bilhetes
|
Profº Escriba
|
Cantigas; músicas; receitas; listas
|
Parlendas; bilhetes; lendas Africanas e
Indígenas
|
|
Práticas de Escrita
do Aluno
|
Nome pp
|
Nome pp
|
|
Leitura do Professor
|
Contos de Fadas
Cantigas
Músicas
Lendas Africanas e Indígenas
Notícia
|
Convite
Receitas
Cantigas de Roda
Reportagem
Trava língua
Bilhetes
|
|
JARDIM I
|
Leitura do Aluno
|
||
Profº Escriba
|
Contos; Cantigas; músicas; lendas; notícias
|
Convite; receitas; cantigas de roda; trava
língua; bilhetes
|
|
Práticas de Escrita
do Aluno
|
Nome pp
|
Contos de fadas
|
|
Leitura do Professor
|
Contos de Fadas
Parlendas
Trava línguas
Notícias
Artigos
Bilhetes
|
Convite
Bilhetes
Poesias
Fábulas
Receitas
Regras de Jogo
|
|
JARDIM
II
|
Leitura do Aluno
|
Contos de Fadas
Parlendas
Trava línguas
Bilhetes
|
Convite
Bilhetes
Poesias
Fábulas
Receitas
|
Profº Escriba
|
Contos de Fadas; parlendas; trava línguas;
notícias; artigos; bilhetes
|
Convite; bilhetes; poesias; fábulas; receitas;
regras de jogo
|
|
Práticas de Escrita
do Aluno
|
Listas; bilhetes; nomes pp.
|
Listas, bilhetes, nomes
|
Pauta de HTPC 27/06/2012.
“Se acreditarmos que é através de reflexões sobre a sua
prática
que o professor avança e que a ação reflexiva pode ser mais
bem realizada
pela mediação de um formador, então rapidamente se conclui
que tomar a sala de aula
como objeto de análise é um saber imprescindível a ser
desenvolvido pelos formadores”.
(Cristiane Pelissari)
Vitrine Cultural de boas práticas
Planejar é preciso!
OBJETIVOS:
- Refletir sobre os procedimentos de planejamento e execução da tematização;
- Potencializar o olhar dos educadores para a observação e registro, de suas práticas, de maneira investigativa, para encontrar elementos que lhes permitam compreender o momento de aprendizagem dos educandos e planejarem intervenções;
- Oportunizar a troca de saberes.
CONTEÚDO:
- Seqüência Didática;
- Situações de Aprendizagem;
- Intervenções do professor;
- Produção coletiva e individual dos alunos.
LEITURA
DO COORDENADOR:
Ler para...refletir:
“As longas colheres”. Nícia Queiroz Grillo.
DESENVOLVIMENTO:
- Compartilhar o processo de sistematização de gênero realizado em parceria com professores e alunos da Unidade Escolar;
- Socializar plano de ação;
- Aspectos que determinam uma boa situação de aprendizagem.
INFORMES E ENCAMINHAMENTOS:
- Dia 29-06: Festa dos Aniversariantes, temático. Traje – caipira.
- Dia 2-07: Conselho Pedagógico (tarde);
- Dia 3-07: Conselho Pedagógico (manhã)
- Dia 4-07: Reunião de Pais e Mestres (tarde);
- Dia 5-07: Reunião de Pais e Mestres (manhã);
- Dia 6-07: Parada Pedagógica.
TAREFA:
- Relato reflexivo: o que aprendi, quais dificuldades eu tive, o quê precisei estudar mais e do quê mais gostei no trabalho com sistematização de gêneros.
Bom Trabalho!
Sandra
Alcântara
Coordenadora Pedagógica
__________________________________________________________________________________________________
“Um
rumo e um destino fazem a diferença em qualquer situação”.
(Amyr Klink)
PAUTA DE
PLANEJAMENTO: 23 e 24/07/2012.
Participantes: Grupo Gestor,
Núcleo Pedagógico e Administrativo.
Horário: Manhã e
Tarde.
OBJETIVOS:
·
Refletir sobre a importância do
planejamento e seus respectivos encaminhamentos;
·
Refletir e socializar as etapas
realizadas com o desenho infantil;
·
Retomar reflexões sobre projetos:
Educacional, Institucional e Didático;
·
Retomar o papel do Professor, seus
instrumentos de registros.
CONTEÚDOS:
Quadro de Habilidades e Expectativas;
Quadro de Gêneros;
Projetos: Institucional, Educacional e
Didático;
Desenho;
Portifólio.
QUADRO DE GÊNEROS
2° Semestre
SEGMENTO
|
PROPOSTA
|
3° BIMESTRE
|
4° BIMESTRE
|
Leitura do Professor
|
Contos de Fadas
Cantigas
Poesia
Trava-lingua
Música
Fábulas
|
Notícias
Parlendas
Receitas
|
|
MINI MATERNAL
|
Leitura do Aluno
|
História em
Quadrinhos
Parlenda
Música
Contos de Fadas
Receitas
|
História em
Quadrinhos
Parlenda
Música
Contos de Fadas
Receitas
|
Prof° Escriba
|
Cantigas
Música
Parlenda
|
Cantigas
Música
Parlenda
Bilhete
|
|
Prática de Escrita
do Aluno
|
Nome
|
Bilhete
|
|
MATERNAL
|
Leitura do Professor
|
Lista
Trava-língua
Parlenda
Música
Contos
Adivinhas
Lendas Indígenas
Lendas Africanas
|
Lista
Música
Poesia
Contos
Lendas Indígenas
Lendas Africanas
Fábulas
|
Leitura do Aluno
|
Lista
Trava-língua
Parlenda
Música
Contos
Cantigas de Roda
|
Lista
Trava língua
Música
|
|
Prof° Escriba
|
Lista
Parlenda
Música
Trava-língua
|
Lista
Música
|
|
Prática de Escrita
do Aluno
|
Nome
|
Nome
|
|
JARDIM I
|
Leitura do Professor
|
Parlendas
Música
Lendas
Receitas
Trava-língua
|
Fábulas
Convites
Bilhetes
Notícias
Contos de Fadas
|
Leitura do Aluno
|
Parlendas
Combinados
Listas
Histórias em
Quadrinhos
|
Fábulas
Leitura de Imagem
Bilhetes
Músicas
|
|
Prof° Escriba
|
Parlendas
Receitas
Lendas
|
Fábulas
Contos de Fadas
|
|
Prática de Escrita
do Aluno
|
Nome
|
Nome
|
|
Sistematização
|
JdI – A. Trava
língua
Jd – B. Receitas
JdI – C. Trava
língua
JdI – D. Lendas
|
JdI – A. Fábulas
JdI – B. Fábulas
JdI – C. Receita
JdI – D.Contos de
Fadas
|
|
JARDIM II
|
Leitura do Professor
|
Receita
Reportagem
(Revista Ciência
Hoje)
Artigos
(Revista Ciência
Hoje)
Lendas
Adivinhas
Biografia
(Revista Ciência
Hoje)
|
Lendas Africanas
Propaganda
Carta
Entrevista
|
Leitura do Aluno
|
Reportagem
(Revista Ciência
Hoje)
Artigos
(Revista Ciência
Hoje)
Lendas Brasileiras
Adivinhas
Biografias
(Revista Ciência
Hoje)
|
Entrevista
(com os pais)
Lendas Africanas
Propagandas
Rótulos
Carta
(Papai Noel e
Família)
|
|
Prof° Escriba
|
Receita
Reportagem
Artigos
Títulos (lendas)
Adivinhas
Biografia
(nome, nascimento)
Rótulos
Cartas
|
Receita
Reportagem
Artigos
Títulos (lendas)
Adivinhas
Biografia
(nome, nascimento)
Rótulos
Cartas
|
|
Prática de Escrita
do Aluno
|
Receita
Reportagem
Artigos
Títulos (lendas)
Adivinhas
Biografia
(nome, nascimento)
Rótulos
Cartas
|
Receita
Reportagem
Artigos
Títulos (lendas)
Adivinhas
Biografia
(nome, nascimento)
Rótulos
Cartas
|
|
Sistematização
|
Entrevistas
|
Carta
|
____________________________________________________________________________
PAUTA DE HTPC 25/07/2012
“A música é, em primeiro lugar, uma
contribuição para o alargamento
da consciência e para a modificação do homem na sociedade”.
(Teca Alencar de Brito)
MÚSICA
PARTICIPANTES:
EQUIPE GESTORA e PEDAGÓGICA
OBJETIVOS
Orientar a elaboração de registros de
forma organizada;
Sistematizar o trabalho com Modalidades
Organizativas;
Orientar encaminhamentos com diferentes
situações de aprendizagem para cada segmento.
CONTEÚDOS
Fazer Musical;
Apreciação Musical;
Projeto Educacional.
DESENVOLVIMENTO
Leitura do Coordenador: Cantar e
Brincar é só começar...
Organização de conteúdos para o
trabalho com música;
Registro de Atividade Seqüenciada;
Distribuição de cotidiáfonos musicais confeccionados na U.E.
Para
refletir...
No trabalho com música:
·
A criança canta com seu grupo?
·
Reconhece diferentes tipos de voz
(masculina, feminina, de adultos ou criança)?
·
Reconhece diferentes estilos musicais?
·
Vem ampliando seu repertório musical?
TAREFA
Elaborar semanário contemplando
orientações sugeridas no HTPC.
Bom Trabalho!
Sandra Alcântara
Coordenadora Pedagógica
PAUTA de HTPC 1/08/2012.
PROJETO
OBJETIVOS:
- Refletir sobre os procedimentos de planejamento e finalização de projetos;
- Oportunizar a troca de saberes;
- Discutir as características e formas de organizar um projeto;
- Identificar e analisar, as atividades que compõem o projeto;
- Justificar a relevância do projeto no sentido de potencializar o esforço envolvido na aprendizagem das crianças.
CONTEÚDO:
- Projeto Educacional, Institucional e Didático.
- Importância do projeto para potencializar o esforço envolvido no ato de aprender.
LEITURA DO COORDENADOR:
- Ler para...divertir-se: “Brincadeira”, de Luis Fernando Veríssimo
DESENVOLVIMENTO:
- Leitura e discussão do texto “O que qualifica um bom projeto?”- Equipe técnica do Instituto Avisa Lá;
- Identificar no projeto algumas características apresentadas no texto “O que qualifica um bom projeto?”;
- Apontar e justificar uma situação que atenda ao objetivo de atribuir sentido ao desenvolvimento do projeto;
- Escolher duas situações planejadas e discutir o que as crianças podem aprender com elas a partir das intervenções da professora;
- Socialização e registro das discussões realizadas.
INFORMES E ENCAMINHAMENTOS:
- Excursão Agendada para Parque Rizzo dias 3 e 4/10/2012. Aguardar encaminhamentos próximos da data da mesma.
TAREFA:
- Organização e registro do produto final dos projetos.
Bom Trabalho!!!
Sandra Alcântara
Coordenadora Pedagógica
Projeto Didático
Turmas de Jardim I
Fazendo Arte em Família
_______________________________________________________________________________
Pauta de HTPC 8/08/2012.
"Aprender sem pensar é trabalho perdido".
(Confúcio)
MATEMÁTICA I
OBJETIVOS:
· Contribuir com a formação da equipe pedagógica, assegurando um espaço de análise e
reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática;
· Resgatar memória da época escolar em relação à matemática;
· Explicitar os conhecimentos prévios a cerca das concepções de ensino e aprendizagem
existentes nas práticas de sala de aula;
· Partilhar idéias e experiências.
CONTEÚDO:
· Memórias;
· Concepções;
· Bloco de conteúdos;
· Quadro de Habilidades e Expectativas.
LEITURA DO COORDENADOR:
Ler para...refletir:
FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 1984.
DESENVOLVIMENTO:
· Resgate das memórias;
Rede de idéias:
Sistematização das informações; Idéias, concepções e teorias que sustentam a prática de qualquer professor, mesmo quando ele não tem consciência delas.
· Leitura e discussão do texto "Trabalhando com conceitos matemáticos";
· Apontar e justificar uma situação que atenda ao objetivo de atribuir sentido ao
desenvolvimento do ensino da matemática;
· Vivência de brincadeiras matemáticas;
· Escolher duas situações planejadas e discutir o que as crianças podem aprender com elas a partir das intervenções da professora.
TAREFA:
· Aplicar uma atividade matemática dentro da proposta e fazer a devolutiva no próximo encontro.
Bom Trabalho!
Sandra Alcântara
Coordenadora Pedagógica
"... a resolução de problemas é a própria razão do ensino de matemática".
(Krulic)
Pauta de HTPC 15/08/2012.
MATEMÁTICA II
OBJETIVOS:
· Contribuir com a formação da equipe pedagógica, assegurando um espaço de análise e reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática;
· Compreender os conhecimentos envolvidos no processo de cálculo mental por meio de situações problema;
· Incluir o trabalho com cálculo mental em situações problema como atividade de rotina em sala de aula.
CONTEÚDO:
· Atividade Permanente;
· Seqüência Didática.
LEITURA DO COORDENADOR:
Ler para... se divertir:
Uma Chapeuzinho Vermelho. Marjolaine Leray
DESENVOLVIMENTO:
· Socialização da atividade matemática aplicada em sala (tarefa HTPC anterior)
· Dinâmica do Tico e Teco;
Rede de idéias:
Após a dinâmica: como você chegou ao resultado?
· Leitura e discussão do texto "O lúdico na resolução de problemas";
· Vivência: Jogo de Trilha;
· Roda de Apreciação de obras literárias matemáticas;
· OF: Produzir uma seqüência didática envolvendo o conteúdo abordado em HTPC.
TAREFA:
· Aplicar a seqüência e fazer a devolutiva no próximo encontro de HTPC.
Bom Trabalho!
Sandra Alcântara
Coordenadora Pedagógica
"... Todos perdem quando a pesquisa não é colocada em prática".
(Gérard Vergnaud)
Pauta de HTPC 22/08/2012.
MATEMÁTICA III
OBJETIVOS:
- Considerar como condições didáticas para a realização de cálculos a sistematização de um conjunto de resultados e a construção de procedimentos pessoais;
- Compreender os conhecimentos envolvidos no processo do cálculo.
CONTEÚDO:
- Conhecimentos envolvidos no processo de cálculo mental;
- Atividades permanentes e sequências didáticas.
LEITURA DO COORDENADOR:
Ler para... se divertir:
O caso do espelho. Ricardo de Azevedo.
DESENVOLVIMENTO:
· Socialização da atividade matemática aplicada em sala (tarefa HTPC anterior)
· Dinâmica: Situação Problema. Cálculo Mental não é chute.
Rede de idéias:
Após a dinâmica: como você chegou ao resultado? Registro das estratégias;
· Roda de Apreciação de obras literárias matemáticas;
· OF: Produzir uma seqüência didática de situações problema tendo como apoio obras literárias matemáticas.
TAREFA:
· Aplicar a seqüência e fazer a devolutiva no próximo encontro de HTPC.
Bom Trabalho!
Sandra Alcântara
Coordenadora Pedagógica
_________________________________________________________________________________
(Vygotsky)
Pauta de HTPC 29/08/2012.
OFICINA DE MATEMÁTICA
OBJETIVOS:
· Instrumentalizar a ação docente através do delineamento das possibilidades metodológicas que o jogo de mesa pode oferecer;
· Enfatizar o uso de jogos no ensino de matemática na Educação Infantil como importante contribuição para o desenvolvimento das habilidades de cálculo mental, estimativas, operações básicas e as possibilidades de resolução de problemas.
CONTEÚDO:
· Números e Operações;
· Grandezas e Medidas;
· Cálculo Mental.
LEITURA DO COORDENADOR:
Ler para... se divertir: Definições . Por “Pedro Bloch”
DESENVOLVIMENTO:
· Dinâmica: Roda Cantada (Formas Geométricas)
Rede de Idéias:
· OF: Produzindo jogos matemáticos "Jogo de Trilha, Análise Combinatória, Situação Problema, Sistematização de Literatura Matemática".
INFORMES E ENCAMINHAMENTOS:
· Dia: 31/08/2012 Sessão Simultânea de Leitura.
· Dia: 02/09/2012 Evento no Ginásio de Esportes do Pirajussara, entrega simbólica do Kit Brincadeirinhas Musicais e Kit de livros:Ziraldo e seus amigos.
· Dia: 07/09/2012 Evento Cívico na Unidade Escolar.
· Dia: 12/09/2012 Workshop de Jogos Matemáticos.
· Dia: 30/09/2012 PIFE encerramento das visitas, para fins de pagamento.
· Dia: 28/09/2012 Parada Pedagógica.
· Dia: 29/09/2012 Festa da Família.
Bom Trabalho!
Sandra Alcântara
Coordenadora Pedagógica
e habilita o indivíduo a usar melhor a sua inteligência".
(Irene de Albuquerque)
Pauta de HTPC 05/09/2012.
JOGOS MATEMÁTICOS
OBJETIVOS:
· Instrumentalizar a ação docente através do delineamento das possibilidades metodológicas que o jogo de mesa pode oferecer;
· Enfatizar o uso de jogos no ensino de matemática na Educação Infantil como importante contribuição para o desenvolvimento das habilidades de cálculo mental, estimativas, operações básicas e as possibilidades de resolução de problemas.
CONTEÚDO:
· Números e Operações;
· Grandezas e Medidas;
· Cálculo Mental;
· Tratamento da Informação
· Espaço e Forma
LEITURA DO COORDENADOR:
Ler para... se divertir: Charge da Mafalda.
DESENVOLVIMENTO
· Jogos em grupo nas aulas de matemática;
· Tipo de Jogos;
· Ritual de Aprendizagem.
Vivência:
· Jogo: Estradinha colorida (a partir dos 3 anos)
INFORMES e ENCAMINHAMENTOS
7/09 - Evento Cívico na Unidade Escolar e Entrega dos Kits "Ziraldo e seus Amigos - Brincadeirinhas Musicais do Palavra Cantada";
Sugestão de lembrancinhas para "Dia das Crianças" (Meninos e Meninas);
Workshop de Jogos Matemáticos dia 12/09/2012.
Bom Trabalho!
Sandra Alcântara
Coordenadora Pedagógica
_________________________________________________________________________________
“Se temos que esperar, que seja para colher a semente boa
que lançamos hoje no solo da vida. Se for pra semear, então que seja
para produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.”
(Cora Carolina)
Pauta de HTPC 12/09/2012.
WORKSHOP dos trabalhos desenvolvidos
OBJETIVOS:
· Refletir sobre os procedimentos de planejamento e execução da tematização;
- Potencializar as reflexão sobre a tematização da seqüência de matemática;
- Oportunizar a troca de saberes entre todos os envolvidos.
CONTEÚDO:
· Números e Operações;
· Grandezas e Medidas;
· Espaço e Forma;
· Tratamento da Informação;
· Cálculo Mental.
LEITURA DO COORDENADOR:
Ler para... se divertir: Poesia Matemática. Millôr Fernandes.
DESENVOLVIMENTO:
· Apreciação de Jogos Matemáticos e seqüências didáticas desenvolvidas pelos educadores em sala de aula;
· Vivência de jogos apresentados pelos educadores.
INFORMES E ENCAMINHAMENTOS:
- Será enviado por e-mail apostila de jogos produzida pela Coordenação.
· Dia: 14/09/2012 Palestra com a Dentista “Dra Tânia.
· Dia: 28/09/2012 Parada Pedagógica.
· Dia: 29/09/2012 Festa da Família. Oficina para festa da família (retomar).
· Para semana da criança (brinquedos dias 8 e 9/10) organizar outras atividades para diversificar os dias do evento.
Bom Trabalho!
Sandra Alcântara
Coordenadora Pedagógica
VITRINE CULTURAL DE MATEMÁTICA
_________________________________________________________________________________
HTPC - TÉCNICO
E.M.I.
SANTO ANTÔNIO/FLOQUINHO
Taboão da
Serra – SP
COORDENADORA INFANTIL
II, III, IV, V
– Sandra Apda. Alcântara da Silva
PERÍODO: ___/___/___ à
___/___/___
Carga Horária Semanal da
Coordenadora: 40 horas
Carga
Horária Mensal da Coordenadora na SEDUC: ___ horas
Carga
Horária Semanal da Coordenadora na Unidade Escolar: ___ horas
|
ATIVIDADES
PERMANENTES DURANTE A SEMANA
2ª FEIRA
|
3ª FEIRA
|
4ª FEIRA
|
5ª FEIRA
|
6ª FEIRA
|
SÁBADO
|
Observação
de sala;
Atendimento
aos pais;
Análise
da rotina do professor;
Preparo
de Pauta de HTPC;
|
Orientação
Técnica na SEDUC;
Formação
em serviço;
Alimentar
BLOG;
|
Reunião
de HTPC;
Devolutivas
do registro do professor em seu semanário;
|
Observação
de sala;
Realização
de tarefas da OT.;
Reunião
de HTPC Técnico;
|
Organização
de registros;
Devolutivas
individuais para professores de
acompanha - mento feito;
|
Curso
de Formação profissional e pessoal;
|
Observações:
|
|||||
OUTRAS ATIVIDADES
REALIZADAS
2ª FEIRA
|
|||||
3ª FEIRA
|
|||||
4ª FEIRA
|
|||||
5ª FEIRA
|
|||||
6ª FEIRA
|
|||||
SÁBADO
|
|||||
Observações:
|
|||||
AGENDA
DIDÁTICA - 2012
1° Bimestre 6/02 á 30/04 (55 dias
letivos)
Data
|
Tema de Estudo
|
01, 02, 03/02
|
PLANEJAMENTO
|
08/02
|
Estudos sobre Rotina de Sala de Aula
“Período de Adaptação”
|
15/02
|
Estudos e Orientações sobre práticas de
registro organizadas
|
23 e 24/02
|
PLANEJAMENTO/
RPM “Inicial”
|
29/02
|
Estudo sobre formas de registro
“Modalidades Organizativas”
|
01/03
|
Estudos sobre diferentes situações de
aprendizagem
|
08/03
|
Estudos sobre sistematização do trabalho
com “Rotina”
|
15/03
|
Estudos sobre Modalidades Organizativas
“Atividade Permanente e Atividades Seqüenciadas
|
22/03
|
Estudos sobre Leitura em voz alta feita
pelo professor
|
29/03
|
OF Comunicação e Qualidade de Vida (28/03-
EMEF “Oscar Ramos Arantes”)
|
04/04
|
Estudos e Orientações sobre o PIFE
|
11/04
|
Estudos sobre atividades Ocasionais “Festa
do Sorvete”
|
17/04
|
Estudos sobre “Modalidades Organizativas”
|
26 e 27/04
|
CONSELHO
PEDAGÓGICO
|
OBS: Neste
bimestre nossa preocupação inicial foi em receber bem nossos alunos, pois uma
grande maioria nunca havia freqüentado a escola, e com relação aos educadores
seria na sistematização do plano de trabalho seqüenciado baseando-se nas
Modalidades Organizativas.
2° Bimestre 02/05 á 5/07
(45 dias letivos)
(45 dias letivos)
Data
|
Tema de Estudo
|
02/05
|
Estudos sobre como elaborar um “Portifólio”
|
09/05
|
Estudos sobre Leitura e Escrita “Sessão
Simultânea de Leitura”
|
14/05
|
REUNIÃO
PEDAGÓGICA
|
16/05
|
Estudos sobre a função social do trabalho
com “Gêneros Textuais”
|
23/05
|
Estudo sobre Seqüência Didática – Rotina e
Aprendizagem
|
30/05
|
Estudo sobre Roteiro de Apreciação
Literária
|
06/06
|
OF – Desvendando os
mistérios do “Movie Maker” em
parceria com EMEF Raquel de Queiroz
|
13/06
|
Estudo sobre Gestão do Tempo, Apresentação
dos Conteúdos e Organização das Atividades
|
20/06
|
Estudo sobre a Importância da Documentação
na Prática Pedagógica
|
27/06
|
Vitrine Cultural – Sistematização
de Gêneros Textuais
|
02 e 03/07 | CONSELHO PEDAGÓGICO |
06/07 |
REUNIÃO
PEDAGÓGICA “Projetos”
|
OBS: Neste
bimestre nos atentamos em seqüenciar procedimentos no intuito de unificar o
trabalho desenvolvido em sala de aula. Estabelecendo rotina, regras e
combinados entre todos os envolvidos.