'HTPC'

SUGESTÃO de PAUTA

"O Senhor... mire e veja, o mais importante é isto,  que  as  
pessoas não estão sempre iguais: não foram terminadas... 
mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam verdade maior.
 É o que a vida me ensina. Isso me alegra de montão".
(Guimarães Rosa)



Pauta de HTPC 16/05/2012.                         

“(...) A melhor qualidade se revela na escolha do melhor conteúdo, para poder
reverter conceitos, comportamentos e atitudes. A melhor qualidade
se revela na definiçãodos caminhos para se fazer a medição
entre o aluno e o conhecimento. (...)”
(Terezinha Azevedo Rios)


GÊNEROS TEXTUAIS

OBJETIVOS:
  • Refletir sobre a função social do trabalho com gêneros textuais;
  • Repertoriar o educador para a realização das intervenções no trabalho com gêneros
textuais;
  • Retomar os instrumentos de registro do processo de ensino e de aprendizagem.

CONTEÚDO:
  • Quadro de Habilidades e Expectativas;
  • Quadro de Gêneros Textuais

LEITURA DO COORDENADOR:
  • Reverência ao destino – Carlos Drummond de Andrade

DESENVOLVIMENTO:
Rede de idéias
  • Retomada da tarefa de HTPC anterior:
  • Socializar texto reflexivo sobre como foi a atividade de registro coletivo.

Sistematização de Gêneros (oficina)
  • Planejamento da Seqüência;
  • Aplicabilidade – Exibição e discussão do Programa de vídeo “Leitura para bebês”.

INFORMES E ENCAMINHAMENTOS:
  • Abertura de Inscrições “novos cursos”. Local: site - www.educataboao.com.br
  • 19 de Maio (á tarde) – CINEMA NA ESCOLA.

TAREFA:
  • Aplicar seqüência didática planejada na oficina. Registrar procedimentos em parceria com a Coordenadora Pedagógica.   **


Sandra Alcântara
Coordenadora Pedagógica
 
**



QUADRO DE GÊNEROS
1º Semestre

SEGMENTO
PROPOSTA
1º BIMESTRE
2º BIMESTRE

Leitura do Professor
Cantigas
Músicas
Contos de Fadas
Poesias

MINI MATERNAL
Leitura do Aluno
---
---

Profº Escriba
---
---

Práticas de Escrita
do Aluno
---
---

Leitura do Professor
Cantigas
Músicas
Receitas
Listas
Parlendas
Bilhetes
Lendas Africanas e Indígenas
MATERNAL
Leitura do Aluno
Lista
Lista
Bilhetes

Profº Escriba
Cantigas; músicas; receitas; listas
Parlendas; bilhetes; lendas Africanas e Indígenas

Práticas de Escrita
do Aluno
Nome pp
Nome pp


Leitura do Professor
Contos de Fadas
Cantigas
Músicas
Lendas Africanas e Indígenas
Notícia
Convite
Receitas
Cantigas de Roda
Reportagem
Trava língua
Bilhetes

JARDIM I
Leitura do Aluno



Profº Escriba
Contos; Cantigas; músicas; lendas; notícias
Convite; receitas; cantigas de roda; trava língua;  bilhetes


Práticas de Escrita
do Aluno
Nome pp
Contos de fadas


Leitura do Professor
Contos de Fadas
Parlendas
Trava línguas
Notícias
Artigos
Bilhetes
Convite
Bilhetes
Poesias
Fábulas
Receitas
Regras de Jogo
JARDIM II
Leitura do Aluno
Contos de Fadas
Parlendas
Trava línguas
Bilhetes
Convite
Bilhetes
Poesias
Fábulas
Receitas

Profº Escriba
Contos de Fadas; parlendas; trava línguas; notícias; artigos; bilhetes
Convite; bilhetes; poesias; fábulas; receitas; regras de jogo

Práticas de Escrita
do Aluno
Listas; bilhetes; nomes pp.
Listas, bilhetes, nomes
_______________________________________________________________________________

Pauta de HTPC 27/06/2012.

“Se acreditarmos que é através de reflexões sobre a sua prática
que o professor avança e que a ação reflexiva pode ser mais bem realizada
pela mediação de um formador, então rapidamente se conclui que tomar a sala de aula
como objeto de análise é um saber imprescindível a ser desenvolvido pelos formadores”.
(Cristiane Pelissari)

Vitrine Cultural de boas práticas
Planejar é preciso!

OBJETIVOS:
  • Refletir sobre os procedimentos de planejamento e execução da tematização;
  • Potencializar o olhar dos educadores para a observação e registro, de suas práticas, de maneira investigativa, para encontrar elementos que lhes permitam compreender o momento de aprendizagem dos educandos e planejarem intervenções;
  • Oportunizar a troca de saberes.
CONTEÚDO:
  • Seqüência Didática;
  • Situações de Aprendizagem;
  • Intervenções do professor;
  • Produção coletiva e individual dos alunos.
LEITURA DO COORDENADOR:
Ler para...refletir: “As longas colheres”. Nícia Queiroz Grillo.

DESENVOLVIMENTO:
  • Compartilhar o processo de sistematização de gênero realizado em parceria com professores e alunos da Unidade Escolar;
  • Socializar plano de ação;
  • Aspectos que determinam uma boa situação de aprendizagem.
INFORMES E ENCAMINHAMENTOS:
  • Dia 29-06: Festa dos Aniversariantes, temático. Traje – caipira.
  • Dia 2-07: Conselho Pedagógico (tarde);
  • Dia 3-07: Conselho Pedagógico (manhã)
  • Dia 4-07: Reunião de Pais e Mestres (tarde);
  • Dia 5-07: Reunião de Pais e Mestres (manhã);
  • Dia 6-07: Parada Pedagógica.
TAREFA:
  • Relato reflexivo: o que aprendi, quais dificuldades eu tive, o quê precisei estudar mais e do quê mais gostei no trabalho com sistematização de gêneros.   
Bom Trabalho!

Sandra Alcântara
                                                          Coordenadora Pedagógica
__________________________________________________________________________________________________ 


“Um rumo e um destino fazem a diferença em qualquer situação”.
(Amyr Klink)
PAUTA DE PLANEJAMENTO: 23 e 24/07/2012.

Participantes: Grupo Gestor, Núcleo Pedagógico e Administrativo.
Horário: Manhã e Tarde.
OBJETIVOS:
·          Refletir sobre a importância do planejamento e seus respectivos encaminhamentos;
·          Refletir e socializar as etapas realizadas com o desenho infantil;
·          Retomar reflexões sobre projetos: Educacional, Institucional e Didático;
·          Retomar o papel do Professor, seus instrumentos de registros.

CONTEÚDOS: 
 Quadro de Habilidades e Expectativas;
 Quadro de Gêneros; 
 Projetos: Institucional, Educacional e Didático; 
 Desenho; 
 Portifólio.


QUADRO DE GÊNEROS

2° Semestre


SEGMENTO
PROPOSTA
3° BIMESTRE
4° BIMESTRE

Leitura do Professor
Contos de Fadas
Cantigas
Poesia
Trava-lingua
Música
Fábulas

Notícias
Parlendas
Receitas
MINI MATERNAL
Leitura do Aluno
História em Quadrinhos
Parlenda
Música
Contos de Fadas
Receitas
História em Quadrinhos
Parlenda
Música
Contos de Fadas
Receitas

Prof° Escriba
Cantigas
Música
Parlenda
Cantigas
Música
Parlenda
Bilhete

Prática de Escrita
do Aluno
Nome
Bilhete




MATERNAL
Leitura do Professor
Lista
Trava-língua
Parlenda
Música
Contos
Adivinhas
Lendas Indígenas
Lendas Africanas

Lista
Música
Poesia
Contos
Lendas Indígenas
Lendas Africanas
Fábulas

Leitura do Aluno
Lista
Trava-língua
Parlenda
Música
Contos
Cantigas de Roda

Lista
Trava língua
Música


Prof° Escriba
Lista
Parlenda
Música
Trava-língua

Lista
Música


Prática de Escrita
do Aluno

Nome

Nome




JARDIM I
Leitura do Professor
Parlendas
Música
Lendas
Receitas
Trava-língua
Fábulas
Convites
Bilhetes
Notícias
Contos de Fadas

Leitura do Aluno
Parlendas
Combinados
Listas
Histórias em Quadrinhos
Fábulas
Leitura de Imagem
Bilhetes
Músicas

Prof° Escriba
Parlendas
Receitas
Lendas

Fábulas
Contos de Fadas

Prática de Escrita
do Aluno
Nome
Nome


Sistematização
JdI – A. Trava língua
Jd – B. Receitas
JdI – C. Trava língua
JdI – D. Lendas   
JdI – A. Fábulas
JdI – B. Fábulas
JdI – C. Receita
JdI – D.Contos de Fadas




JARDIM II
Leitura do Professor
Receita
Reportagem
(Revista Ciência Hoje)
Artigos
(Revista Ciência Hoje)
Lendas
Adivinhas
Biografia
(Revista Ciência Hoje)
Lendas Africanas
Propaganda
Carta
Entrevista

Leitura do Aluno
Reportagem
(Revista Ciência Hoje)
Artigos
(Revista Ciência Hoje)
Lendas Brasileiras
Adivinhas
Biografias
(Revista Ciência Hoje)
Entrevista
(com os pais)
Lendas Africanas
Propagandas
Rótulos
Carta
(Papai Noel e Família)

Prof° Escriba
Receita
Reportagem
Artigos
Títulos (lendas)
Adivinhas
Biografia
(nome, nascimento)
Rótulos
Cartas
Receita
Reportagem
Artigos
Títulos (lendas)
Adivinhas
Biografia
(nome, nascimento)
Rótulos
Cartas

Prática de Escrita
do Aluno
Receita
Reportagem
Artigos
Títulos (lendas)
Adivinhas
Biografia
(nome, nascimento)
Rótulos
Cartas
Receita
Reportagem
Artigos
Títulos (lendas)
Adivinhas
Biografia
(nome, nascimento)
Rótulos
Cartas


Sistematização

Entrevistas

Carta

 
____________________________________________________________________________

PAUTA DE HTPC 25/07/2012


“A música é, em primeiro lugar, uma contribuição para o alargamento
da consciência e para a  modificação do homem na sociedade”.
(Teca Alencar de Brito)

MÚSICA

PARTICIPANTES: EQUIPE GESTORA e PEDAGÓGICA

OBJETIVOS
Orientar a elaboração de registros de forma organizada;
Sistematizar o trabalho com Modalidades Organizativas;
Orientar encaminhamentos com diferentes situações de aprendizagem para cada segmento.

CONTEÚDOS
Fazer Musical;
Apreciação Musical;
Projeto Educacional.

DESENVOLVIMENTO
Leitura do Coordenador: Cantar e Brincar é só começar...
Organização de conteúdos para o trabalho com música;
Registro de Atividade Seqüenciada;
Distribuição de cotidiáfonos musicais confeccionados na U.E.

 Para refletir...
No trabalho com música:
·         A criança canta com seu grupo?
·         Reconhece diferentes tipos de voz (masculina, feminina, de adultos ou criança)?
·         Reconhece diferentes estilos musicais?
·         Vem ampliando seu repertório musical?

TAREFA
Elaborar semanário contemplando orientações sugeridas no HTPC.

          Bom Trabalho!

Sandra Alcântara
Coordenadora Pedagógica
_______________________________________________________________________

PAUTA de HTPC 1/08/2012.    

                                                                                                                                PROJETO

OBJETIVOS: 
  • Refletir sobre os procedimentos de planejamento e finalização de projetos; 
  • Oportunizar a troca de saberes; 
  • Discutir as características e formas de organizar um projeto; 
  • Identificar e analisar, as atividades que compõem o projeto; 
  • Justificar a relevância do projeto no sentido de potencializar o esforço envolvido na aprendizagem das crianças.
CONTEÚDO:
  • Projeto Educacional, Institucional e Didático.
  • Importância do projeto para potencializar o esforço envolvido no ato de aprender.
LEITURA DO COORDENADOR:
  • Ler para...divertir-se: “Brincadeira”, de Luis Fernando Veríssimo
DESENVOLVIMENTO:
  • Leitura e discussão do texto “O que qualifica um bom projeto?”- Equipe técnica do Instituto Avisa Lá;
  • Identificar no projeto algumas características apresentadas no texto “O que qualifica um bom projeto?”;
  • Apontar e justificar uma situação que atenda ao objetivo de atribuir sentido ao desenvolvimento do projeto;
  • Escolher duas situações planejadas e discutir o que as crianças podem aprender com elas a partir das intervenções da professora;
  • Socialização e registro das discussões realizadas.
INFORMES E ENCAMINHAMENTOS: 
  • Excursão Agendada para Parque Rizzo dias 3 e 4/10/2012. Aguardar  encaminhamentos próximos da data da mesma.
TAREFA:  
  • Organização e registro do produto final dos projetos.
                                                                                                                         Bom Trabalho!!!
 Sandra Alcântara
  Coordenadora Pedagógica






Projeto Didático

Turmas de Jardim I

Fazendo Arte em Família


_______________________________________________________________________________
Pauta de HTPC 8/08/2012.
"Aprender sem pensar é trabalho perdido".
(Confúcio)
                                 
MATEMÁTICA I
OBJETIVOS:
·         Contribuir com a formação da equipe pedagógica, assegurando um espaço de análise e
reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática;
·         Resgatar memória da época escolar em relação à matemática;
·         Explicitar os conhecimentos prévios a cerca das concepções de ensino e aprendizagem
existentes nas práticas de sala de aula;
·         Partilhar idéias e experiências.

CONTEÚDO:
·         Memórias;
·         Concepções;
·         Bloco de conteúdos;
·         Quadro de Habilidades e Expectativas.

LEITURA DO COORDENADOR:
Ler para...refletir:
FOX, Mem. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: Brinque-Book, 1984.


DESENVOLVIMENTO:
·         Resgate das memórias;
Rede de idéias:
Sistematização das informações; Idéias, concepções e teorias que sustentam a prática de qualquer professor, mesmo quando ele não tem consciência delas.
·         Leitura e discussão do texto "Trabalhando com conceitos matemáticos";
·         Apontar e justificar uma situação que atenda ao objetivo de atribuir sentido ao
desenvolvimento do ensino da matemática;
·         Vivência de brincadeiras matemáticas;
·         Escolher duas situações planejadas e discutir o que as crianças podem aprender com elas a partir das intervenções da professora.

TAREFA:
·         Aplicar uma atividade matemática dentro da proposta e fazer a devolutiva no próximo encontro.
Bom Trabalho!
Sandra Alcântara
Coordenadora Pedagógica

 





__________________________________________________________________________________

"... a resolução de problemas é a própria razão do ensino de matemática".
(Krulic)
Pauta de HTPC 15/08/2012.                               
MATEMÁTICA II

OBJETIVOS:
·         Contribuir com a formação da equipe pedagógica, assegurando um espaço de análise e reflexão sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática;
·         Compreender os conhecimentos envolvidos no processo de cálculo mental por meio de situações problema;
·         Incluir o trabalho com cálculo mental em situações problema como atividade de rotina em sala de aula.

CONTEÚDO:
·         Atividade Permanente;
·         Seqüência Didática.



LEITURA DO COORDENADOR:
Ler para... se divertir:
Uma Chapeuzinho Vermelho. Marjolaine Leray

DESENVOLVIMENTO:
·         Socialização da atividade matemática aplicada em sala (tarefa HTPC anterior)
·         Dinâmica do Tico e Teco;
Rede de idéias:
Após a dinâmica: como você chegou ao resultado?
·         Leitura e discussão do texto "O lúdico na resolução de problemas";
·         Vivência: Jogo de Trilha;
·         Roda de Apreciação de obras literárias matemáticas;
·         OF: Produzir uma seqüência didática envolvendo o conteúdo abordado em HTPC.

TAREFA:
·         Aplicar a seqüência e fazer a devolutiva no próximo encontro de HTPC.

Bom Trabalho!

Sandra Alcântara
Coordenadora Pedagógica



 ________________________________________________________________________________

"... Todos perdem quando a pesquisa não é colocada em prática".

(Gérard Vergnaud)


Pauta de HTPC 22/08/2012.                               
MATEMÁTICA III
OBJETIVOS:
  • Considerar como condições didáticas para a realização de cálculos a sistematização de um conjunto de resultados e a construção de procedimentos pessoais;
  • Compreender os conhecimentos envolvidos no processo do cálculo.

CONTEÚDO:
  • Conhecimentos envolvidos no processo de cálculo mental;
  • Atividades permanentes e sequências didáticas.

LEITURA DO COORDENADOR:
Ler para... se divertir:
O caso do espelho. Ricardo de Azevedo.

DESENVOLVIMENTO:
·         Socialização da atividade matemática aplicada em sala (tarefa HTPC anterior)
·         Dinâmica: Situação Problema. Cálculo Mental não é chute.
Rede de idéias:
Após a dinâmica: como você chegou ao resultado? Registro das estratégias;
·         Roda de Apreciação de obras literárias matemáticas;
·         OF: Produzir uma seqüência didática de situações problema tendo como apoio obras literárias matemáticas. 

TAREFA:
·         Aplicar a seqüência e fazer a devolutiva no próximo encontro de HTPC.

Bom Trabalho!

Sandra Alcântara
Coordenadora Pedagógica
 



_________________________________________________________________________________


O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.

(Vygotsky)



Pauta de HTPC 29/08/2012.                               




OFICINA DE MATEMÁTICA



OBJETIVOS:

·      Instrumentalizar a ação docente através do delineamento das possibilidades metodológicas que o jogo de mesa pode oferecer;

·      Enfatizar o uso de jogos no ensino de matemática na Educação Infantil como importante contribuição para o desenvolvimento das habilidades de cálculo mental, estimativas, operações básicas e as possibilidades de resolução de problemas.



CONTEÚDO:

·         Números e Operações;

·         Grandezas e Medidas;

·         Cálculo Mental.


LEITURA DO COORDENADOR:
Ler para... se divertir: Definições . Por “Pedro Bloch”

DESENVOLVIMENTO:
·         Dinâmica: Roda Cantada (Formas Geométricas)

Rede de Idéias:

·         OF: Produzindo jogos matemáticos "Jogo de Trilha, Análise Combinatória, Situação Problema, Sistematização de Literatura Matemática".

INFORMES E ENCAMINHAMENTOS:
·         Dia: 31/08/2012 Sessão Simultânea de Leitura.
·         Dia: 02/09/2012 Evento no Ginásio de Esportes do Pirajussara, entrega simbólica do Kit Brincadeirinhas Musicais e Kit de livros:Ziraldo e seus amigos.
·         Dia: 07/09/2012 Evento Cívico na Unidade Escolar.
·         Dia: 12/09/2012 Workshop de Jogos Matemáticos.
·         Dia: 30/09/2012 PIFE encerramento das visitas, para fins de pagamento.
·         Dia: 28/09/2012 Parada Pedagógica.
·         Dia: 29/09/2012 Festa da Família.
Bom Trabalho!

Sandra Alcântara
Coordenadora Pedagógica
 
TROCA DE SABERES - OFICINA DE MATEMÁTICA





_________________________________________________________________________________
"Um bom ensino da Matemática forma melhores hábitos de pensamento
e habilita o indivíduo a usar melhor a sua inteligência".
(Irene de Albuquerque)

Pauta de HTPC 05/09/2012.                               
JOGOS MATEMÁTICOS

OBJETIVOS:
·      Instrumentalizar a ação docente através do delineamento das possibilidades metodológicas que o jogo de mesa pode oferecer;
·      Enfatizar o uso de jogos no ensino de matemática na Educação Infantil como importante contribuição para o desenvolvimento das habilidades de cálculo mental, estimativas, operações básicas e as possibilidades de resolução de problemas.

CONTEÚDO:
·         Números e Operações;
·         Grandezas e Medidas;
·         Cálculo Mental;
·         Tratamento da Informação
·         Espaço e Forma


LEITURA DO COORDENADOR:
Ler para... se divertir: Charge da Mafalda.

DESENVOLVIMENTO
·         Jogos em grupo nas aulas de matemática;
·         Tipo de Jogos;
·         Ritual de Aprendizagem.

Vivência:
·         Jogo: Estradinha colorida (a partir dos 3 anos)


INFORMES e ENCAMINHAMENTOS
7/09 - Evento Cívico na Unidade Escolar e Entrega dos Kits "Ziraldo e seus Amigos - Brincadeirinhas Musicais do Palavra Cantada";

Sugestão de lembrancinhas para "Dia das Crianças" (Meninos e Meninas);

Workshop de Jogos Matemáticos dia 12/09/2012.

Bom Trabalho!


Sandra Alcântara
Coordenadora Pedagógica

 
_________________________________________________________________________________

“Se temos que esperar, que seja para colher a semente boa
que lançamos hoje no solo da vida. Se for pra semear, então que seja
para produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.”
(Cora Carolina)

Pauta de HTPC 12/09/2012.                               

WORKSHOP dos trabalhos desenvolvidos

OBJETIVOS:
·      Refletir sobre os procedimentos de planejamento e execução da tematização;
  • Potencializar as reflexão sobre a tematização da seqüência de matemática;
  • Oportunizar a troca de saberes entre todos os envolvidos.

CONTEÚDO:
·         Números e Operações;
·         Grandezas e Medidas;
·         Espaço e Forma;
·         Tratamento da Informação;
·         Cálculo Mental.


LEITURA DO COORDENADOR:
Ler para... se divertir: Poesia Matemática. Millôr Fernandes.

DESENVOLVIMENTO:
·         Apreciação de Jogos Matemáticos e seqüências didáticas desenvolvidas pelos educadores em sala de aula;
·         Vivência de jogos apresentados pelos educadores.


INFORMES E ENCAMINHAMENTOS:
  • Será enviado por e-mail apostila de jogos produzida pela Coordenação.
·         Dia: 14/09/2012 Palestra com a Dentista “Dra Tânia.
·         Dia: 28/09/2012 Parada Pedagógica.
·         Dia: 29/09/2012 Festa da Família. Oficina para festa da família (retomar).
·         Para semana da criança (brinquedos dias 8 e 9/10) organizar outras atividades para diversificar os dias do evento.

Bom Trabalho!

Sandra Alcântara
Coordenadora Pedagógica


VITRINE CULTURAL DE MATEMÁTICA













_________________________________________________________________________________

HTPC - TÉCNICO 




E.M.I. SANTO ANTÔNIO/FLOQUINHO
Taboão da Serra – SP

COORDENADORA INFANTIL II, III, IV, V – Sandra Apda. Alcântara da Silva

PERÍODO: ___/___/___ à ___/___/___

Carga Horária Semanal da Coordenadora: 40 horas
Carga Horária Mensal da Coordenadora na SEDUC: ___ horas
Carga Horária Semanal da Coordenadora na Unidade Escolar: ___ horas

ATIVIDADES PERMANENTES DURANTE A SEMANA

2ª FEIRA
3ª FEIRA
4ª FEIRA
5ª FEIRA
6ª FEIRA
SÁBADO
Observação de sala;

Atendimento aos pais;

Análise da rotina do professor;

Preparo de Pauta de HTPC;

Orientação Técnica na SEDUC;

Formação em serviço;

Alimentar BLOG;
Reunião de HTPC;

Devolutivas do registro do professor em seu semanário;
Observação de sala;

Realização de tarefas da OT.;

Reunião de HTPC Técnico;


Organização de registros;

Devolutivas individuais para professores  de acompanha - mento feito;
Curso de Formação profissional e pessoal;
Observações:












OUTRAS ATIVIDADES REALIZADAS

2ª FEIRA











3ª FEIRA











4ª FEIRA











5ª FEIRA











6ª FEIRA











SÁBADO











Observações:














AGENDA DIDÁTICA - 2012
               
1° Bimestre 6/02 á 30/04 (55 dias letivos)
Data
Tema de Estudo
01, 02, 03/02
PLANEJAMENTO
08/02
Estudos sobre Rotina de Sala de Aula “Período de Adaptação”
15/02
Estudos e Orientações sobre práticas de registro organizadas
23 e 24/02
PLANEJAMENTO/ RPM “Inicial”
29/02
Estudo sobre formas de registro “Modalidades Organizativas”
01/03
Estudos sobre diferentes situações de aprendizagem
08/03
Estudos sobre sistematização do trabalho com “Rotina”
15/03
Estudos sobre Modalidades Organizativas “Atividade Permanente e Atividades Seqüenciadas
22/03
Estudos sobre Leitura em voz alta feita pelo professor
29/03
OF Comunicação e Qualidade de Vida (28/03- EMEF “Oscar Ramos Arantes”)
04/04
Estudos e Orientações sobre o PIFE
11/04
Estudos sobre atividades Ocasionais “Festa do Sorvete”
17/04
Estudos sobre “Modalidades Organizativas”
26 e 27/04
CONSELHO PEDAGÓGICO

OBS: Neste bimestre nossa preocupação inicial foi em receber bem nossos alunos, pois uma grande maioria nunca havia freqüentado a escola, e com relação aos educadores seria na sistematização do plano de trabalho seqüenciado baseando-se nas Modalidades Organizativas.

2° Bimestre 02/05 á 5/07 
(45 dias letivos)
Data
Tema de Estudo
02/05
Estudos sobre como elaborar um “Portifólio”
09/05
Estudos sobre Leitura e Escrita “Sessão Simultânea de Leitura”
14/05
REUNIÃO PEDAGÓGICA
16/05
Estudos sobre a função social do trabalho com “Gêneros Textuais”
23/05
Estudo sobre Seqüência Didática – Rotina e Aprendizagem
30/05
Estudo sobre Roteiro de Apreciação Literária
06/06
OF – Desvendando os mistérios do “Movie Maker” em parceria com EMEF Raquel de Queiroz
13/06
Estudo sobre Gestão do Tempo, Apresentação dos Conteúdos e Organização das Atividades
20/06
Estudo sobre a Importância da Documentação na Prática Pedagógica
27/06
Vitrine Cultural – Sistematização de Gêneros Textuais
02 e 03/07 CONSELHO PEDAGÓGICO
06/07
REUNIÃO PEDAGÓGICA “Projetos”


OBS: Neste bimestre nos atentamos em seqüenciar procedimentos no intuito de unificar o trabalho desenvolvido em sala de aula. Estabelecendo rotina, regras e combinados entre todos os envolvidos.

Você é meu visitante número...

Meus Seguidores